Você está Lendo:

0

Educação Ambiental

Seja Bem-Vindo (a) !

O grupo preservar para uma vida melhor de Enxu Queimado é formado por pessoas ou voluntários comprometidos a ajudar a preservar o meio ambiente.

Objetivos:
Geral: preservar o meio ambiente
Especifico:
Mostrar para as pessoas através de palestras, poesias, cartazes e vídeos, jornais, etc. que a preservação do meio ambiente é o primeiro passo para ter uma vida melhor.
Envolver as pessoas de todos os lugares onde o grupo passa na busca pela preservação do meio ambiente.
Incentivar os representantes locais da comunidade a ajudar na sustentabilidade do grupo e na divulgação do trabalho social, mostrando para todos as importâncias de ter uma comunidade limpa.
Os benefícios da preservação do meio ambiente na comunidade.

Exemplos:
Melhora a saúde publica;
Melhora o padrão de vida das pessoas;
Melhora a educação das pessoas;
E por ultimo e mais importante, a preservação do meio ambiente global.
Educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.
No Brasil a Educação Ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando fortemente a proposta de construção de sociedades sustentáveis. Mais do que um segmento da Educação, a Educação em sua complexidade e completude.
A educação ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de 1999. A Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental, em seu Art. 2° afirma: "A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.
"A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual as comunidades educativas têm a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação."
"A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida
"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade."
Art. 1o da Lei no 9.795 de abril de 1999
"Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais. Desenvolve-se num contexto de complexidade, procurando trabalhar não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política.
Os problemas causados pelo aquecimento global obrigaram o mundo a refletir sobre a necessidade de impulsionar a educação ambiental. O cenário é muito preocupante e deve ser levado a sério, pois as conseqüências vão atingir a todos, sem distinção. Trata-se de processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

Qual a melhor forma de preservar o meio ambiente? E o porque você preservaria?

O que deve ser preservado com uma certa urgência são nossos rios, pois sem água não se vive.
Se todos alem de preservar também respeitar o meio ambiente já se terá dado um grande passo na direção certa.
Pra isso você não pode;

• Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécie da fauna silvestre ou nativa;
•Vender, exportar, guardar espécies da fauna silvestre sem a devida permissão;
•Cortar árvores sem permissão da autoridade competente;
•Fabricar, vender, transportar balões que possam provocar incêndios;
•Causar poluição de qualquer natureza em níveis que possam resultar danos à saúde humana ou mortalidade de animais ou a destruição significativa da flora.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO! CRITIQUE, DÊ SUGESTÕES E ELOGIE!

PROIBIDO OFENSAS, XINGAMENTOS E CONTEÚDO PORNOGRÁFICO.

 
Copyright 2010 Blog Ravena Bezerra
Todos os Direitos Reservados.